sexta-feira, 27 de julho de 2012

Pelos caminhos de Afranópolis - SAPÉ.

No caminho para o sítio Afranópolis, você tem a oportunidade de dar uma passadinha em um dos mais famosos quilombos da região: A comunidade de Sapé!


Fundada no século XVIII  e reconhecida pela Fundação Cultural Palmares, a comunidade teve origem no final do regime escravista quando os negros da região, principalmente advindos da Fazenda dos Martins, reuniram-se sob a liderança do ex-escravo João Borges para viver em comunidade. 


O vilarejo, possui  50 casas com cerca de  200 habitantes, todos negros, e se manteve isolada do contexto cultural econômico das regiões vizinhas, preservando seus costumes e seus troncos raciais através de casamentos entre parentes .  
   
As principais realizações culturais realizadas no quilombo, são as comemorações de São Benedito, de Nossa Senhora do Rosário (foto),  dança do Congado e na Guarda de Moçambique. Uma explosão de cultura e regionalismo que valem a pena conhecer!


   Existem outras comunidade na região que estão regularizando sua condição de quilombolas, como a comunidade de Marinhos, Ribeirão, Maçangano, Rodrigues (onde está Afranópolis) e Casinhas. Venha conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário